ATENÇÃO NOTA ESCLARECEDORA Foi vinculada recentemente, nas mídias sociais, uma mensagem solicitando crianças para serem atendidas na especialidade de Pediatria no ambulatório da Paróquia, tendo em vista a baixa quantidade de pacientes que estariam procurando essa especialidade. A mensagem sugere que os atendimentos correm o risco de suspensão por falta de demanda. A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, mantenedora do ambulatório, gostaria de esclarecer que tais informações não procedem, nossa demanda atual está maior que nossa capacidade de atendimento e o ambulatório não corre qualquer risco de suspensão das suas atividades. Aproveitamos ainda, para reforçar que os números de telefone do ambulatório são (31) 98766-0789 ou (31) 25238140. Agradecemos a compreensão de todos. ESPAÇO FÍSICO. É parte do subsolo da Igreja de N. Sra. do Carmo. Nele há hoje 13 consultórios médicos, uma farmácia, duas salas de reuniões – para médicos e acadêmicos , palestras para grupos operativos e aulas. Há também uma sala para medicina complementar (Reiki, Shiatsu, Acupuntura), para medicina antroposófica, para realização de ECGs, curativos e outros procedimentos de enfermagem. PEQUENO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO. Este Ambulatório é um dos projetos sociais da Paróquia do Carmo. Foi idealizado por Frei Anselmo Bertels, pela senhora Regina Saturnino Figueiredo e por algumas voluntárias. Desde sua fundação, vem oferecendo à comunidade e a pessoas carentes da grande BH diversos serviços. Sua manutenção financeira é responsabilidade da Paróquia, completada por contribuições simbólicas dos usuários e algumas doações. A Paróquia do Carmo pretende ser uma instituição participativa, atuante e evangelizadora; é formalmente conhecida e reconhecida pelas instituições públicas e privadas, bem como pela comunidade. Visa, também, agir como intermediadora e fomentadora do processo de redução da desigualdade social em nossa sociedade. Atende apenas pessoas carentes que residam em BH e em municípios da Grande BH. PARCERIA COM FACULDADES, HOSPITAIS, CLÍNICAS E LABORATÓRIOS Além do atendimento à população carente, o ACS é um espaço de formação para alunos das Universidades parceiras, colocando-os em contato com pacientes e trabalhando para promover a saúde pública. Atualmente, são parceiros do ACS: A UFMG, Faculdade de Ciências Médicas, o UNI-BH, e o Hospital Mater Dei. Para realização de exames, os parceiros são com o Labocito ( Citologias, PAAF e biópsias ) e a IMEDE, para ultrassons. A Casa Margarida realiza mamografias solicitadas pelos ginecologistas que atendem no ACS. A Prefeitura de BH mantêm a anos um convênio para exames laboratoriais – apenas para moradores carentes de BH. A coleta de material é feita no próprio Ambulatório. A marcação dos exames é feita mediante a apresentação do pedido médico, do cartão do SUS e o número do prontuário eletrônico. ESPECIALIDADES ATUALMENTE EXISTENTES NO ACS. Acupuntura, Bio-magnetismo, Cardiologia, Clínica Antroposófica, Clínica Médica, Dermatologia, Fisioterapia, Fisioterapia Uroginecológica, Ginecologia, Hebiatria, Homeopatia, Mastologia, Nutrição, Nutrologia, Obstetrícia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pediatria Antroposófica, Psiquiatria, Reiki e Shiatsu. FUNCIONÁRIOS E VOLUNTÁRIOS. No ACS, há como sempre, profissionais que doam horas de trabalho para atender a comunidade carente. O tempo gasto, a dedicação e gentileza com que tratam os pacientes fazem com que cresça continuamente o número de pessoas a procura de vagas para atendimento nas diversas especialidades cresça. Por isto, novos voluntários são sempre desejados. Atualmente, o ACS tem 5 (cinco) funcionárias e aproximadamente 78 voluntários e 177 acadêmicos que doam tempo para atender os pacientes, juntamente com seus professores. MARCAÇÃO DE CONSULTAS E/OU RETORNOS Nunca são marcados por telefone. A pessoa interessada deve comparecer no horário de funcionamento do ACS que é de 8 às 11h e das 14 às 16h; e não há atendimento entre 12 e 13 horas. Para agendar consulta em qualquer especialidade, caso a pessoa interessada nunca tenha sido atendida no ACS, solicita-se apresentação de: Carteira de identidade,comprovantes de endereço e de renda e declaração do centro de saúde, bem como uma contribuição de R$ 20,00. Quem já é paciente do ACS deve apresentar também o cartão de consulta. O comprovante de renda pode ser o contracheque, a carteira de trabalho assinada ou uma declaração do empregador. Retornos: Quase sempre é possível marcá-lo após a consulta, economizando tempo e gastos com condução. Entretanto, caso tenham sido solicitados exames, o retorno só é marcado presencialmente, quando todos os exames já houverem sido feitos e os laudos estiverem com o/a paciente. Esta norma é válida para qualquer especialidade. ———————————————————————————————————– FARMÁCIA É abastecida mediante doações feitas pelos próprios médicos ou pessoas que tiveram medicamentos não usados porém ainda válidos. O atendimento ocorre toda tarde de 2ª a 6ª, das 14 às 16h. As receitas devem ser do ano em curso e não são aceitos Xerox. O ACS não disponibiliza medicamentos controlados nem avia receitas geradas em convênios médicos.

132 total views,  3 views today